11 de setembro de 2013

O anjo

“Olha, mamãe, o homem está dormindo de dia!”
Debaixo daquele sol quente, a mulher caminhava segurando a pequena mãozinha da garota inocente. Pois andava rápido e a menina mal conseguia acompanhar, quase correndo com as pernas tão curtas assim. Mas o comentário fez com que a mãe desacelerasse, pouco que fosse, o passo e olhasse para o homem negro, coberto por uma manta velha, dormindo sob aquele sol de 40 graus. Estranhou. As pessoas andavam transpirando, com shorts curtos, roupa de praia... Ali perto do mar, o calor parecia ainda mais intenso para os que não podiam se refrescar. Era o caso daquela moça que corria contra o tempo para levar a filha à escola.

“É, minha filha, ele está dormindo.”
Por mais estranho que fosse, formulou hipóteses: Vai ver ele não sentia calor, ou estava com febre, ou até mesmo dormia um sono tão pesado, que nem conseguia sentir a temperatura. Deixou a criança na escola, pegou o ônibus ali perto e foi embora, esquecendo o fato para trás, e se concentrando na enxurrada de coisas que tinha para fazer.
“Olha, mamãe, o homem de ontem!”
O dia estava, agora, chuvoso e as pessoas se amontoavam em baixo de guarda chuvas, atentas para não se molharem com os carros que passavam despreocupadamente sobre as poças d’água. Com menos gente do que o dia anterior, o sábado reservava certa quietude, jeito de domingo à tarde. O homem se encontrava na mesma posição: estático. Ali ao lado, uma quitanda estava aberta e o dono fumava do lado de fora, enquanto olhava o movimento pequeno do dia infeliz.
“Ei, esse homem estava aqui ontem.”
“Sim, oras. Ele dorme aqui todas as noites.”
“Você reparou se ele levantou nos últimos dias?”
“Minha querida, eu tenho muito trabalho a fazer. Vou lá ter tempo para analisar vagabundo?”
Dito isso, apagou o cigarro com o pé e entrou novamente na loja, embora o local estivesse totalmente vazio e aparentasse não ter clientes há um bom tempo. A rua ficava cada vez mais deserta na medida em que a chuva aumentava. O vento começava a ficar forte e as árvores balançavam de um lado ao outro, anunciando um fim de semana sombrio.
A menina se aproximou do homem e antes que a mãe pudesse dizer qualquer coisa, pegou o pulso dele e procurou por qualquer respiração.
“Mamãe, ele está parado. Acho que a alma dele foi para outro lugar...”
A mulher ligou para os responsáveis e as duas seguiram viagem. A garotinha, tão inocente, sonhou com anjos. A mãe, por outro lado, pensou na história dele, na forma como nascera, fora criado, se tinha família, amigos... Foi pensando em tanta coisa, que quando viu já estava preocupada demais com o passado daquele homem anônimo. Teria sido feliz? Quais momentos vivera? Quantos anos completara?

A noite foi inquieta, mas a mãe enfim adormeceu. Talvez a filha tivesse lhe passado alguma energia, porque o sonho que teve foi doce. Conversou com um anjo chamado Thiago que tinha a pele tão negra e as asas tão brancas... Era o anjo mais bonito de todo o céu, porque se contrastava com o azul tão profundo.

0 comentários:

Postar um comentário