18 de dezembro de 2009

Aparências

As aparências são realmente as maiores ilusionistas. O cérebro logo pensa que o que você está vendo significa tal coisa e aquela impressão acaba ficando. No entanto, estas podem não ser lá as mais corretas do mundo e os equívocos que podem vir a surgir acabam não sendo nada agradáveis.

Tente imaginar o caso do nosso amigo Ronaldo, por exemplo. O homem pensou que os travecos eram mulheres e a conseqüência disso foi um escândalo em rede nacional que até hoje não foi esquecido.

Ou tem o caso do Joãozinho ali da esquina... Que pensou ter visto seu professor agarrando um homem e o boato acabou por expulsar ao educador da escola católica por injusta causa.

Vários e vários casos... É impossível numerar todos, mas é possível citar alguns.

Traição... O exemplo clássico de primeira impressão baseada em aparência. Você viu seu marido com uma outra mulher?! Nossa, que bicho de sete cabeças! Vira dez dependendo do quão ciumenta a mulher dele for, não? E o interessante disso é que na maioria das vezes não é um bicho nem de zero cabeças. Tudo foi causado pela fértil imaginação humana. Qualidade que deve ser idolatrada algumas vezes, mas defeito que deve ser melhorado em outras.

E os boatos então? Contribuem para que uma visão dotada de imaginação fértil vire uma verdade cheia de mentiras. Professores heteros viram gays, alunas virgens ficam grávidas, professoras santas viram verdadeiras cachaceiras... E a imaginação não para mais. Poderia até mesmo ser criado um livro sobre esses boatos tão imaginativos. É, talvez daria ibope... Ou talvez não, já que é algo completamente comum em nossa sociedade.

1 comentários:

D'AUMON disse...

é! quanto as aparencias o pai da psicanálise já dizia, depende do ângulo...
e sim, a criatividade humana cada vez mais destrói relacionamentos, afinal, quanto mais evolui a inteligência humana mais problemas psicológicos estão surgindo, como os neuróticos por exemplo...

grande Bju...
o livro pode dar certo se for satírico pois são fatos comicos que todos vivenciam...^^

Postar um comentário