22 de junho de 2010

Crescimento

Quando se conheceram estavam ainda no jardim de infância. Uma com 6 anos e a outra ainda com 5 anos, ambas estavam no segundo período. Brincavam praticamente o dia inteiro e sempre possuíam o sorriso perfeito no rosto. Nem sabiam ao certo o que era escola, nem sabiam ao certo o que era a vida. Eram sementes que ainda estavam germinando, aprendendo pouco a pouco para depois saber o que é viver.
Passaram muito tempo juntas, estudaram na mesma escola por anos e viram as dificuldades vindo a surgir. Tudo de acordo com a idade. Aos 8 anos surgiram as primeiras intrigas entre as meninas da escola, aos 10 surgiram os primeiros garotos e aos 13, o primeiro beijo. Ela com um tal de Matheus e a outra com um tal de Bernardo.
Aos 14 uma começou a namorar enquanto a outra preferiu se entregrar às noites intermináveis de balada. Aos 16 a outra finalmente descobriu o amor e se entregou de cabeça, chorando nas horas difíceis e sorrindo nas horas de alegria. Repetia “eu te amo” diversas vezes e só pensava nele. O mundo girava em torno daquele romance sem fim e só parecia haver aquilo.
O fim dos romances chegou e as duas, entregues à vida de solteira, aproveitaram. Beberam muito e falsificaram identidades para entrar nas melhores boates da cidade. Uma com 16 e a outra com 17, ambas no segundo ano do ensino médio.
O problema das bebidas pareceu evidente quando as duas passaram a deixar os estudos de lado para farrear. Foi aí que o amadurecimento apareceu. O primeiro teste da vida delas. Conseguir ou não parar? Tomar consciência ou não?
Conseguiram. Resolveram se dedicar aos estudos, porque o vestibular estava ali na porta.
A prova decisiva foi se aproximando pouco a pouca. Uma optou por Medicina e a outra por Direito. No fim, uma passou em Campinas e a outra no Rio de Janeiro.
Tiveram que se separar.
Encontraram-se anos depois. Ambas com o diploma na mão, ambas com um namorado firme e uma até já tinha emprego enquanto a outra ainda procurava algum. Não tinham mais aquela amizade de antes, afinal, o tempo fizera seu trabalho. Mas ambas tinham consciência do quanto tinham avançado juntas.

0 comentários:

Postar um comentário