6 de dezembro de 2009

Trânsito

Paciência é uma característica muito mágica que algumas pessoas possuem. Invejável, se é que me entendem. Com ela, pessoas dotadas desse dom conseguem realizar proezas como não se aborrecer facilmente. Eu, por exemplo, não possuo esse dom mágico e acabo me irritando mais do que de fato deveria. Uma pena, uma pena. Mas não podemos mudar o que somos.

Fico teorizando sobre o limite da paciência alheia e cheguei à seguinte conclusão: Ninguém agüenta trânsito. Pode ser um Dalai Lama da vida que ao enfrentar um engarrafamento ou a lerdeza alheia no trânsito, não conseguirá se segurar. E aí, meu amigo, o exercício mental que fez para ser paciente durante a vida toda vai para o lixo. O que é de certa forma reconfortante, já que minha paciência vai para o lixo muito antes do caos das ruas.

Minha cidade não é lá muito grande e a considero um lugar não muito bom para se morar. É o tipo de cidade que não temos muitas opções de lazer. No entanto, há um tempo atrás eu podia me gabar sobre o trânsito de fácil deslocamento. Mas nesse ano algo muito ruim aconteceu... O trânsito ficou uma merda.

Demoro hoje em dia quarenta minutos para fazer o trajeto que antes fazia em quinze. Triste... E muito ruim para a minha saúde mental. Pior ainda para a do meu pai, já que ele que é o motorista.

Eu estava indo pro cinema e meu pai fez o favor de me levar. No entanto, uma tarefa que parecia simples, tornou-se muito complexa. Um acidente fez com que a avenida inteira fosse desviada e aí, meu amigo... Surge aquele tão delicioso engarrafamento onde os xingamentos mais diversos são criados. Aliás, acho que qualquer um que queira se inspirar para criar algum deve procurar algum dos engarrafamentos mais aborrecedores debaixo do sol escaldante. Garanto que os xingamentos que sairem depois do processo de criação irão atingir até a alma.

“Vou dar todo o espaço necessário para essa lerda exercer toda a sua lerdeza.” Essa com certeza foi a frase do dia dita por meu pai. Os sarcásticos conseguem se tornar mais sarcásticos ainda, se é que isso é possível. Acho que durante o engarrafamento tudo aumenta, menos a tão necessária paciência. O calor se torna pior, o tempo se torna mais rápido, a vontade de ir ao banheiro aumenta e por aí vai... Mas como diz a ministra... Em horas como essa o melhor mesmo é relaxar e gozar. Ou talvez xingar se for aliviar um pouco da raiva.

0 comentários:

Postar um comentário