30 de dezembro de 2009

Limitação

Não sei se foi sempre assim ou se é o tempo atual em que estamos vivendo que está deixando o mundo com essa característica. No entanto, não vou perder meu tempo protelando sobre a origem desse costume em particular. Prefiro falar sobre ele em uma tentativa de aliviar minha frustração.

Hoje em dia temos o pensamento limitado de terminar a escola, ir para a faculdade e depois embarcar em uma onda de especializações. Não culpo quem pensa assim, já que eu mesma tenho esse objetivo em mente, mas é algo muito... Desenhado, limitado.

Canso de ver amigos meus talentosos que acabam embarcando para o mesmo caminho, com medo de tentar investir no dom, de não ser aceito. É tudo muito limitado. Estamos em um tempo em que o dinheiro é mais importante do que tudo. Este pensamento se tornou onipresente na mente de todos e outras alternativas acabam sendo ignoradas.

Se você quer ser algum tipo de artista acaba sofrendo o risco de morrer de fome. Pintor, ator, escritor... Pouquíssimos prosperam nesse ramo o que torna tudo muito desanimador.

Em contrapartida nos deparamos com diversos executivos conquistando salários gordos todo mês e dizendo que estudar é o melhor caminho para tudo.

Sem dúvida é um excelente caminho, mas estamos nos fechando para outros. O caminho definido está se tornando o único e tenho medo das implicações que este pode acabar levando para a cultura do mundo.

Só consigo ir a bons teatros em grandes capitais, só compro livros best sellers, já que estes acabam sendo os mais divulgados. Televisão? Para muitos acaba sendo a única fonte de informação. Poucos se aventuram em sites diversos no computador, acabam se limitando apenas em sites de relacionamentos e programas de mensagens instantâneas. Não sei o que estamos formando, sinceramente.

Não vejo mais a arte como arte. Vejo-a apenas como uma forma comercial. Somente o clichê está sendo publicado, só ele está sendo valorizado. Precisamos restaurar o verdadeiro significado da cultura, fazer com que todos se interessem por ela. Trazer grandes escritores de volta e novos para o ramo da escrita. Novas formas de arte! Atores diferentes do que estamos tendo, músicas mais ricas de sentimento e cotidiano. Precisamos de algo novo e ao mesmo tempo velho. Precisamos um pouco da onda antiquada de pensamento, porque a atual só está fazendo com que uma massa de robôs seja criada.

0 comentários:

Postar um comentário