20 de outubro de 2009

A culpa é do sistema

Eram cinco na reunião. O gerente de sistema, os técnicos e o diretor de informática da empresa. O diretor estava irritado e a expressão que ele tinha em seu rosto deixava isso mais do que claro.
__ Quem foi o infeliz que errou o valor? __ ele perguntou __ Vocês têm ideia de o quanto isso nos trouxe prejuízos?
O técnico culpado começou a se explicar e a se justificar de imediato.
__ O valor que me apresentaram foi aquele __ ele disse, apressado.
__ O valor foi apresentado corretamente __ cortou o diretor __ Eu mesmo o apresentei na reunião anterior.
__ Mas...
Era claro que o técnico não queria que a culpa caísse sobre ele. Ele gesticulava feito louco e falava, tentando se explicar de todas as formas.
Os outros dois técnicos olhavam para ele com indiferença e o gerente de sistema apenas adiantava os relatórios que teria que entregar naquele dia. Ele nem sequer sabia o porquê de ter sido chamado para aquela reunião para começo de conversa. O diretor havia feito aquela reunião baseando-se em nada. Seria bem mais simples simplesmente chamar o técnico até a sala dele e dar o sermão. Mas não, o diretor tinha que ter transformado aquilo em um evento. Convocando parte da equipe de técnicos e o gerente de sistema. Fantástico.
__ Olha __ continuava o técnico __ O sistema me mostrou aquele valor. Eu simplesmente o copiei no relatório. Só isso.
O gerente de sistema ergueu os olhos ao escutar a simples menção da palavra “sistema”. Quando o técnico culpou o sistema de exibir o valor errado ele pirou.
Pareceu que todas as coisas daquele dia se explodiram. A carne mal passada que havia comido no almoço, a briga com a mulher na manhã por causa da roupa que ele havia queimado ao tentar passar e a maldita reunião que não tinha objetivo construtivo algum.
__ Fantástico __ disse ele, pousando a caneta na mesa __ Fantástico.
Ele respirou fundo por um momento e encarou o técnico diretamente nos olhos. Quem aquele fedelho pensava que era? Ficar culpando o sistema quando a culpa era somente do cérebro minúsculo dele? O gerente estava basicamente cansado daquilo tudo.
__ Não tem quem culpar... Culpe o sistema! __ disse ele, colocando o máximo de sarcasmo possível na voz.
O técnico apenas encarou o chefe, assustado. Tinha até esquecido que o responsável pelo sistema estava ali. Vacilo.
__ Muito fácil não é? __ continuou o gerente __ Imagine então se não tivesse o sistema!
O gerente virou-se então para os outros dois técnicos e para o diretor. Um sorrisinho pairava no canto direito de sua boca, mostrando o quão ridícula a situação era.
__ Onde então a culpa cairia? Na caneta, provavelmente.

0 comentários:

Postar um comentário